Inicio  >  KEPServerEX  >  FAQs  >  ¿Qué utilidad tiene el ‘Auto-demotion’?

03. Que utilidade tem o “Auto-demotion”?

A funcionalidade Auto-demotion consiste em paralisar temporariamente as requests de um dispositivo que não responde a estas, de forma a poder otimizar o tempo de ciclo dos pedidos do canal como um todo.

Por exemplo, se os dispositivos estiverem instalados num ambiente industrial onde o ruído afeta as comunicações de forma acentuada, é provável que certos pacotes não sejam recebidos corretamente, podendo levar o driver do servidor a efetuar vários pedidos da mesma trama a um dispositivo (o número de repetições e o tempo de espera entre elas depende da configuração dos timings de comunicações, ver FAQ002). Neste caso, o driver detém-se num request específico até que o dispositivo responda ou até que os timeouts e tentativas do dispositivo se esgotem, sendo que o tempo de request para este dispositivo aumenta.

O problema surge quando não existe outra forma senão ter mais de um dispositivo configurado no mesmo canal, visto que o aumento de tempo do request para um dispositivo compromete o tempo total de request do canal e afeta de forma significativa os outros dispositivos. É nesta situação que o “Auto-Demotion” é útil porque permite tirar o dispositivo do ciclo de requests durante um determinado tempo. Decorrido este tempo, o driver tenta outra vez comunicar com o dispositivo.  Os parâmetros desta funcionalidade estão descritas em pormenor a seguir:

  • Demote after X successive failures:
    Este parâmetro determina o número máximo de falhas de comunicação que podem ocorrer até que o dispositivo se desative.
  • Demote for X milliseconds:
    Este parâmetro determina quanto tempo o dispositivo fica desativado até tentar outra vez comunicar com o dispositivo.
  • Discard write requests during the demotion period:
  • Quando esta opção está selecionada, os pedidos de escrita são rejeitados enquanto o dispositivo estiver desativado, caso contrário os pedidos iriam acumular-se.