O OPC é uma tecnologia de comunicação baseada em cliente-servidor. Uma aplicação funciona como servidor, fornecendo dados, e outra como cliente que lê e manipula dados.
O OPC é, de longe, a tecnologia de comunicação industrial padrão. O OPC permite a troca de informações entre múltiplos dispositivos e aplicações de controlo sem restrições ou limites impostos pelos fabricantes. Um servidor OPC pode estar a comunicar continuadamente com os PLCs de campo, RTUs, estações HMI ou outras aplicações. Embora o hardware e o software sejam provenientes de diferentes marcas registadas, o cumprimento com a comunicação padrão OPC permite que a comunicação seja contínua e em tempo real.
Consequentemente, o OPC permite uma melhor cooperação entre fornecedores e utilizadores, ajudando a construir soluções completamente transversais, dando mais poder de escolha aos consumidores entre as diferentes aplicações industriais. A interoperabilidade, as soluções modulares e a liberdade de escolha têm sido os grandes impulsionadores para que todos os utilizadores no mundo inteiro – e desta forma os fornecedores – tenham incorporado OPC nos seus ambientes industriais.
Se o OPC é um protocolo aberto é porque a interoperabilidade é disponibilizada pela criação, manutenção e melhoria das especificações padrão realizadas por um grupo de trabalho multidisciplinar e que não está vinculado a nenhuma marca em particular. A primeira especificação foi o resultado da colaboração de um conjunto de fabricantes em parceria com a Microsoft. Dessa parceria resultou uma tecnologia baseada no DCOM dos sistemas operativos da Microsoft. A especificação determinava um conjunto de objetos, de interfaces e de métodos independentes de forma a assegurar a interoperabilidade. A tecnologia DCOM disponibilizava um framework para o desenvolvimento das soluções de software de comunicação. É a tal especificação OPC Data Access.
Os softwares que têm capacidade para adquirir dados dos dispositivos de campo e enviá-los em OPC são os Servidores OPC ou OPC Servers. A grande vantagem é a possibilidade de desvincular os sistemas de exploração dos dados superiores da casuística concreta de campo. Assim, é possível obter toda a informação do sistema, embora haja controladores, HMIs, RTUs, … de diferentes fabricantes que utilizam protocolos diferentes.
No princípio, uma aplicação OPC Server só traduzia um único protocolo de fabricante – Modbus, por exemplo – para OPC DA. Atualmente, os OPC Servers, líderes no mercado, são capazes de, a partir de uma única aplicação, obterem informações de centenas de diferentes protocolos e enviá-las para OPC DA e OPC UA.
A KEPServerEX é a plataforma líder na conetividade industrial, oferecendo um acesso em ambiente industrial ou a infraestruturas por meio de mais de 150 protocolos incorporados, e transmitindo informações em OPC DA e OPC UA. A KEPServerEx permite ao utilizador conectar, gerir, monitorizar e controlar qualquer tipo de dispositivo por meio de uma única e intuitiva interface.
Para além de cumprir na perfeição com as funcionalidades de um OPC Server, é igualmente capaz de transmitir dados obtidos noutros formatos consoante as necessidades, ou seja em SNMP, ODBC, REST ou MQTT, oferecendo assim ao utilizador uma única fonte de dados independentemente do ambiente onde tiver de trabalhar.
Faça o teste e descubra porque a KEPServerExé uma plataforma de utilização simples, fiável e segura que garante algo tão importante como as comunicações.