Inicio  >  ArtículosKepserver versão 6.X: o que nos traz de novo (Parte 2)

Kepserver versão 6.X: o que nos traz de novo (Parte 2)

Já passou mais de um ano desde a saída da  KEPServerEX v6 no mercado, a nova versão mestre do produto e a única coisa a apontar é de ser um sucesso.
O core da solução continua a funcionar igual ou melhor que antes. A KEPServerEx v6 continua a ser a plataforma de conetividade industrial líder no mercado com centenas de instalações por todo o lado.

Ora, com esta versão também foram acrescentadas novas funcionalidades que visam melhorar ainda mais o seu desempenho. Neste conjunto de entradas, explicamos as novidades e porque convidamos os utilizadores a migrarem de V5 para V6 – e adiantamos desde já que não tem qualquer custo.

Na parte anterior, expusemos várias novidades acerca da nova versão que melhoraram e potenciaram esta plataforma de comunicações. Neste parte, iremos abordar unicamente o Configurador API sem dúvida, a maior contribuição desta nova versão.
O Configurador API foi acrescentado na versão 6.0 – e melhorada nas versões posteriores – que permite aos utilizadores efetuarem a gestão totalmente remota de todas as instâncias do KEPServerEx que estejam distribuídas. Esta gestão pode ser realizada a partir de qualquer aplicativo baseado em REST.

Isto implica que os elementos podem ser criados, modificados ou eliminados de um projeto KEPServerEx sem precisar de abrir o configurador local.

Este configurador pode ser consultado por vários utilizadores de cada vez, embora só um possa escrever em Runtime. Isto é um feito realmente importante porque as trocas realizadas através do API não requerem a paragem do Runtime, não havendo afetação do serviço a nível SCADA ou do cliente de dados.

O acesso total ao projeto KEPServerEx não é a única vantagem. No momento em que se pode aceder a estes métodos, uma aplicação de gestão do parque KEPServerEx pode ser obtida para, e dando dois exemplos, criar modelos e instâncias de dispositivos tipo ou carregar centenas ou milhares de tags numa única transação.

Evidentemente que utilizar uma função com estas características requer uma política de segurança à altura. Por isso, deve configurar o acesso à API cumprindo com as Security Polices próprias do KEPServerEX. Assim, estabelecer-se-ão medidas para que unicamente o pessoal competente possa modificar a plataforma.

Em suma, esta funcionalidade é especialmente relevante e útil para os utilizadores com um elevado número de KEPServerEx instalados, com trocas constantes ou para obter acesso a essas trocas de forma remota e simples, sem necessidade de obter acesso total ao servidor.

No seguinte vídeo da Kepware, tem uma explicação visual de como se ativa e interage com esta nova funcionalidade.