Inicio  >  Artículos  > Kepserver versão 6.X:  o que nos traz de novo (Parte 1)

Kepserver versão 6.X: o que nos traz de novo (Parte 1)

Já passou mais de um ano desde a saída da KEPServerEX v6 no mercado, a nova versão mestre do produto e a única coisa a apontar é de ser um sucesso.O core da solução continua a funcionar igual ou melhor que antes. A KEPServerEx v6 continua a ser a plataforma de conetividade industrial líder no mercado com centenas de instalações por todo o território. Ora, com esta versão também foram acrescentadas novas funcionalidades que visam melhorar ainda mais o seu desempenho. Neste conjunto de entradas, explicamos as novidades e porque convidamos os utilizadores a migrarem de V5 para V6 – e adiantamos desde já que não tem qualquer custo.

Podemos assim resumir as novas funcionalidades na seguinte lista:

server-opc

1.- Novos drivers e Pluggins.

Obviamente, todas as funcionalidades de conectividade, resolução de bugs ou comparável que sejam acrescentados a partir de agora ao KEPServerEx só estarão disponíveis para a última versão. Ao longo ano em que esta versão já está a funcionar – data 04/18 – podemos destacar, por exemplo, que a plataforma já suporta o Windows 2016 Server ou a integração de um driver MQTT Client específico.

2.- Melhoria da interface

Embora a KEPServerEx v5 já oferecesse uma interface de utilização fácil, com a nova versão o Configurador é ainda mais intuitivo. A criação de canais, dispositivos e tags está simplificada assim como a configuração dos drivers e dos plugins que pode ser efetuada através do painel principal, sem ter nada escondido.

interfaz-kepserver

3.- Multilíngue.

Embora ainda não tenha sido traduzido para português até hoje, o facto de disponibilizar informação em alemão, japonês ou chinês permite às engenharias exportadoras, quer a nível material quer dos serviços, dar mais um passo e acrescentar valor num idioma mais próximo do cliente para este componente essencial.

4.- Licença

Existem duas mudanças significativas na hora de adquirir uma licença KEPServerEx V6 em comparação com a versão anterior.

  1. No caso de o servidor estar conectado à Internet o procedimento pode ser efetuado, clicando num único botão, não é necessário trocar ficheiros através do portal MyKepware.
  2. Pode introduzir várias licenças numa única transação, não é necessário fazê-lo individualmente.

Estas mudanças não serão afetadas se o servidor não tiver acesso à Internet, o procedimento habitual continua a ser válido e possível, assim como o procedimento para utilizar as chaves Hardware.

Na seguinte entrada, iremos explicar mais detalhadamente o Configurador API, como funciona e o que oferece.