O KEPServerEX não é um produto difícil de instalar, como se pode comprovar neste guia. De qualquer forma, a seguir são detalhados os diferentes passos a seguir para concluir a instalação.

O primeiro passo a realizar é conseguir o ficheiro de instalação. A forma mais simples é aceder a este link e solicitá-lo. Desta maneira, de forma gratuita, poderá obter o ficheiro a executar.

Antes de o executar, deve verificar se o servidor onde vai instalar o KEPServerEX cumpre os requisitos mínimos do sistema:

Instalar num dos seguintes sistemas operativos:

  • Windows 10 (Pro and Enterprise Edition)
  • Windows 8.1 (Windows 8, Pro and Enterprise Edition)
  • Windows 8 (Windows 8, Pro and Enterprise Edition)
  • Windows 7 (Windows 8, Pro and Enterprise Edition)
  • Windows Server 2016
  • Windows Server 2012 R2
  • Windows Server 2012
  • Windows Server 2008 R2

E ter estes recursos disponíveis:

  • 1 GHz de processador
  • 1 GB de RAM
  • 180 MB de memória de disco disponível
  • Placa de rede Ethernet

Uma vez verificado, deve executar-se o ficheiro de instalação com direitos de Administrador.

Se não tiver os componentes de sistema prévios para instalar o KEPServerREX, instale-os primeiro e reinicie a máquina.

Uma vez que estejam disponíveis, entramos na fase real da execução. O primeiro passo consiste em selecionar o idioma no qual se realizará a instalação. Atualmente, há quatro idiomas disponíveis: inglês, japonês, alemão e chinês. Neste exemplo, selecionou-se o inglês.

A partir daqui, aparecem seis janelas que se podem passar adiante ao aceitar e carregando em “Next”.

A janela seguinte, chamada “Select Features”, merece especial atenção, já que é onde se decide que drivers e plug-ins específicos se vão instalar.

Nesta etapa, deve decidir se vai fazer uma instalação completa ou personalizada.

Se o utilizador final da aplicação NÃO conhecer o KEPServerEX e for modificar o projeto nestas condições, é recomendado instalar apenas os componentes que vão ser utilizados. Desta forma, evitar-se-á que o projeto fique em modo DEMO ao utilizar, por erro, um elemento para o qual não se tem licença.

Se não for o caso e o utilizador conhecer a solução e o seu funcionamento, é recomendado fazer a instalação Full. Desta forma, se o projeto crescer no futuro e forem necessários mais drivers, por exemplo, não será necessário reinstalar o produto para adicioná-lo.

Quando escolher tudo o que pretende instalar, aparecem mais duas janelas que podem evitar-se selecionando diretamente “Next”.

A seguinte janela diz respeito à segurança e permissões. Neste ponto, é recomendado selecionar a caixa de trabalhar sem credenciais por uma questão de comodidade de utilização. Se, uma vez instalado o KEPServerEX, quiser trabalhar com gestão de utilizador, poderá efetuar as alterações em KEPServerEX Administator > Settings > User Manager.

A janela seguinte marcará o início da instalação do produto. Este processo costuma ser rápido e não dura mais do que 10 minutos.

Uma vez finalizada a instalação, pode comprovar se esta foi realizada corretamente. Para isto, execute o KEPServerEX 6 Configuration e verifique como abrir o software com um projeto de simulação carregado por defeito.

Como foi dito no início deste guia, não é um processo complicado nem extenso. Se, ainda assim, durante a instalação, teve algum problema específico que não conseguiu resolver, não hesite em escrever-nos para support@logitek.es. A nossa equipa de apoio entrará em contacto consigo para o ajudar.

A partir daqui, pode começar a trabalhar com o KEPServerEX. Se tiver dúvidas acerca de como configurar uma comunicação concreta, recomendamos-lhe que visite a nossa página dos drivers mais utilizados (carregue na secção OPC Drivers Bundles).