Nos últimos anos, é muito habitual o seguinte cenário: na progressiva união de redes e políticas IT com OT, os responsáveis das redes de processamento chegam à conclusão que a atual arquitetura de comunicações entre dispositivos e sistemas já não é viável. Os motivos técnicos são vários, como a imposição de políticas de encriptação e autenticação de tramas, segmentação de redes, comunicações através de DMZ, problemas de configuração do DCOM, etc.
Seja como for, considera-se necessário implementar o OPC UA como protocolo de comunicações padrão entre o processo e os sistemas de gestão e exploração de dados. Neste artigo, explicamos os motivos que fazem com que o KEPServerEX seja a ferramenta adequada para centralizar esta migração:
1) Cobre as necessidades de ambas as extremidades da comunicação.
Uma migração deste tipo costuma apresentar dois problemas: ou a parte de processo não é capaz de comunicar via OPC UA e/ou os sistemas de gestão e controlo não são capazes de adquirir informação desta forma.
A vantagem de utilizar o KEPServerEX é que a mesma ferramenta é capaz de adquirir toda a informação dos controladores de campo e de outros servidores OPC DA já instalados e dispô-la num único ponto de acesso no OPC UA. Se na outra extremidade da comunicação existirem sistemas que apenas são capazes de comunicar dados em tempo real de maneira estável por OPC DA, o KEPServerEX volta a ser a solução: comunicar-se-á com o OPC UA Server – que pode ser outro KEPServerEX ou qualquer outro – e deixará a informação disponível no OPC DA para os sistemas de gestão e controlo. Em suma, uma mesma ferramenta é capaz de solucionar as diferentes problemáticas de ambas as extremidades da comunicação, campo e sistemas.
2) Migração por passos
A dualidade para dispor a informação em OPC DA e OPC UA, com a mesma ferramenta e simultaneamente, permite fazer a migração em diferentes etapas para evitar sobressaltos. Enquanto os novos sistemas podem consultar o KEPServerEX com os seus novos drivers de OPC UA, os antigos podem fazê-lo por OPC DA enquanto se atualizam para as novas versões ou montam um túnel OPC DA – OPC UA. A mesma plataforma KEPServerEX serve, de forma simultânea, ambos os protocolos, pelo que tanto os sistemas antigos como os novos continuarão a consultar a mesma fonte de dados.
3) Pilotos ou PoC
O KEPServerEX sem licença é funcional a 100%. A única limitação é que, ao fim de duas horas de utilização, o serviço para, podendo, no entanto, ser reiniciado as vezes que desejar. Esta característica permite que se verifique o seu funcionamento antes de adquirir algum tipo de licença. Isto é, pode comprovar se o KEPServerEX cumpre os requisitos da arquitetura baseada no OPC UA de que necessita. Se está interessado no software, pode fazer a transferência aqui.
4) Escalabilidade
O KEPSeverEX dispõe de um grande conjunto de drivers de comunicação com controladores industriais. Assim, não só é útil para comunicar a montante por OPC UA com o que já está instalado na fábrica ou processo, como também assegura que o que se utilize no futuro também poderá incorporar-se na plataforma. Além disto, é capaz de apresentar a informação a dezenas ou centenas de clientes OPC conectados simultaneamente, pelo que não só se podem consultar diretamente dados em tempo real no SCADA, como também nos restantes sistemas (gestão energética, GMAOs, ERPs, anti-incêndios, planificadores, etc.).
5) You’ll never walk alone
A Logitek,, enquanto fornecedora da tecnologia KEPServerEX, dispõe de toda uma equipa técnica especializada no produto e na tecnologia. Com dezenas de assistências a migrações deste tipo, a Logitek vai ajudá-lo, recorrendo à equipa de especialistas, e vai acompanhá-lo durante todo o processo ou resolvendo qualquer tipo de incidência, dúvida ou problema que possa surgir durante a implementação. Quer saber mais sobre nós ou sobre como podemos ajudá-lo? Não hesite em entrar em contacto connosco.