Desenvolvimento

No mundo de “Data is the new Oil”, a obtenção correta de dados de produção é considerada imprescindível para o seu desempenho. Se o ambiente não for perfeitamente visível, irão ocorrer falhas durante o processo, perdendo-se também a oportunidade de saber o que é possível melhorar. Em suma, a eficiência de hoje ficará comprometida e será impossível melhorar a de amanhã.

Como tal, se quiser saber se está a aproveitar os seus dados de processo da melhor forma, seja num ambiente industrial ou de infraestruturas, faça estas três perguntas:

1. Tenho acesso a todos os dados?

O mundo da automação e do controlo é diversificado, está em permanente evolução e conta já com alguns anos de história. Isso significa que, na grande maioria dos casos, coexistem tecnologias de diferentes fabricantes e diferentes épocas no mesmo ambiente.

Essa circunstância implica que a integração de todos os dados nos sistemas de controlo e visualização seja complexa. Se todos os dispositivos e plataformas pertencerem ao mesmo fabricante, a integração pode ser simples, mas se esse não for o caso, como deverei proceder? Por outro lado, se pretender adicionar dispositivos antigos ao controlo – por exemplo, contadores, – como deverei adicionar essa informação à restante? Daqui resulta a necessidade de utilização de padrões de comunicação.

2. Será que os irei receber num prazo aceitável?

Para que um dispositivo comunique com um sistema ou para que dois sistemas comuniquem entre si, não basta que os dados cheguem ao destino pretendido, sendo também necessário que isso ocorra dentro do prazo exigido para que se possa tirar partido dos mesmos. Na maioria dos casos, isso implica uma comunicação em tempo real.

Para isso, é necessária uma comunicação fluida e direta entre a fonte e o destino dos dados, evitando um descarregamento programado ou a utilização de ficheiros ou bases de dados intermédias. Com comunicações em tempo real, a informação irá fluir rapidamente e será possível compreender melhor o ambiente para tomar decisões de forma ágil.

3. Confio nas minhas comunicações e nos meus dados?

Poder confiar nos seus dados e no seu sistema de comunicações é imprescindível para poder tomar decisões sobre o seu ambiente, por isso, não basta ter em conta apenas a cibersegurança do intercâmbio de informações, mas também garantir que as informações não irão ter uma influência negativa na produção ou que o sistema é suficientemente escalável para suportar, não só os dados de hoje, como também os futuros novos pontos de informação e os sistemas de exploração de dados do amanhã.

Hoje em dia, dispor de um sistema de comunicações fiável é essencial, dado que a tendência é clara, pois cada vez se adicionam mais dispositivos e sensores à produção e, por outro lado, cada vez existem mais sistemas relacionados com a produção que necessitam de informação em tempo real.

Se a resposta a qualquer destas perguntas não for a que pretende, recomendamos que obtenha mais informações sobre o KEPServerEX para  para que descubra as vantagens de utilizar um protocolo de comunicação padrão

Com o KEPServerEX irá dispor de uma plataforma de comunicações com mais de 150 drivers implementados num único software capaz de fornecer a informação a todos os sistemas de exploração de dados de forma segura, fiável e fácil de utilizar.